Dicas para viajar:

DICAS PARA VIAJAR:

Nos aeroportos:

Re-confirme o vôo de ida ou volta 24 horas antes do horário previsto para o embarque;

Chegue ao aeroporto com antecedência com 2 (duas) horas para vôos domésticos e de 3 (três) horas para vôos internacionais;

Nunca deixe bagagem desacompanhada;

No aeroporto, não aceite pedidos para levar encomendas.

Antes de viajar

Antes do embarque, leia sobre o destino escolhido (cultura, pontos turísticos, dicas de viagem) para poder aproveitar melhor os passeios e deixe com seus familiares informações detalhadas sobre seu roteiro, para facilitar o contato em caso de emergência.

Prefira viajar acompanhado e utilizando pacotes. Com uma pessoa para a conta do restaurante e o quarto de hotel, as tarifas saem bem mais em conta. Isso acontece porque a estrutura dos hotéis é voltada para o atendimento de grupos.

O seguro viagem é um item que não deve faltar na sua bagagem, pois pode evitar grandes prejuízos e ajudar a resolver problemas inesperados. O mais importante é o seguro de assistência médica que permite o atendimento em hospitais e clínicas. Alugar um carro antes de embarcar vale a pena para quem quer se aventurar.

Carros

Verifique marca e modelo antes de reservar, pois quanto mais simples o modelo, menos você vai gastar. Faça sempre o seguro, pois em caso de acidente você também poderá ser responsabilizado pelo lucro cessante. Abasteça fora da locadora, o combustível nos postos em geral é mais barato que a taxa cobrada pela locadora.

Dicas diversas

Use roupas discretas. Chamar pouca atenção evita pequenos assaltos e outros incômodos. Tenha sempre à mão o nome, o endereço e o telefone do hotel no qual está hospedado. Evite andar sozinho à noite e não entre em bares, boates ou lugares suspeitos. Não coma alimentos de origem duvidosa e não beba água ou gelo de torneira se não tiver certeza de que são puros. Não empolgue-se com a comida regional. Lembre-se sempre de que o seu estômago está acostumado com outro tipo de alimentação. Experimente de tudo, mas com moderação. Esteja sempre com seu roteiro em mãos para evitar atrasos e não atrapalhar a viagem dos outros que estão com você.

Dinheiro

O cartão de crédito é o seu segundo passaporte. Sem ele é difícil alugar um carro, fazer o check in em hoteis, liberar o frigobar ou desbloquear o telefone do quarto.

Evite carregar notas de valores altos. Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar.

Documentos

Para menores de 18 anos é obrigatória a autorização do pai e da mãe. Nos casos em que esteja viajando na companhia de apenas um dos pais é necessário autorização por escrito do outro. Não deixe de levar a carteira de motorista, pois ela é aceita na maioria dos países quando se deseja efetuar uma locação de veículos.

Hotéis

Lembre-se que o horário de entrada (check in) é em geral as 14:00hs e de saída (check out ) é 12:00hs Se fizer ligações telefônicas do quarto será cobrada uma taxa. Guarde dinheiro e objetos de valor no cofre do hotel.

Pacotes

Confira nos vouchers os dados e serviços solicitados. Se um serviço incluso no pacote não acontecer, tome as providências necessárias mas peça recibo para reembolso.

Leia com atenção as condições gerais do pacote.

Passeio

Quando sair, não se esqueça de levar o telefone e endereço do hotel. Em geral nos hotéis é possível adquirir passeios previamente organizados para os principais pontos turísticos Em alguns países o leasing (arrendamento) de um carro zero-quilômetro é mais barato do que o aluguel. Mas isso só vale para períodos de quinze dias ou mais.

Seguro saúde

Sempre é conveniente fazer um seguro saúde. Saiba com antecedência que tipo de vacinas deverá tomar e consulte seu médico. Leve na bagagem de mão material de primeiros socorros e remédios que esteja usando. Primeiros Socorros: Os acidentes cotidianos de menos gravidade podem, em sua maioria, ser tratados com técnicas simples de primeiros socorros.

Mas devemos estar preparados para enfrentar a possibilidade de um acidente mais sério, que exige tratamento de emergência. Saber avaliar rápida e corretamente o que deve ser feito é crucial, principalmente no caso de uma localidade deserta, ou sem ninguém apto aos primeiros socorros por perto.

Também é importante saber o que fazer em primeiro lugar, para isso confira os procedimentos de emergência (logo abaixo). Em qualquer situação, o objetivo dos primeiros socorros é salvar a vida, impedir o agravamento dos ferimentos ou do estado da vítima e promover sua recuperação, e em seguida levá-la ao hospital mais próximo. Em geral, a forma mais rápida de obter socorro médico é você mesmo levar a vitima de carro até o pronto-socorro mais próximo. No entanto, NUNCA transporte você mesmo a vitima em qualquer uma das seguintes situações abaixo: Se há suspeita de lesão da coluna e/ou qualquer fratura que torne desaconselhável transportar a vitima sem maca (por exemplo uma perna quebrada).

Se você estiver sozinho, e a pessoa precisa de supervisão constante porque esta muito mal ou inconsciente. Em caso como esse, ou se você não tem carro para transportar a pessoa, chame imediatamente uma ambulância. Se você esta muito longe de um hospital, telefone para um médico e peça ajuda.